As obras de ampliação e reabilitação da escola EB1/JI de Fenais da Luz vão arrancar já este  ano, tendo a empreitada sido adjudicada pelo valor total de 2.086.301,68 euros (mais IVA), anunciou, esta quarta-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.

O anúncio foi feito pelo autarca após a reunião ordinária que teve lugar na Câmara Municipal de Ponta Delgada e da qual saíram aprovados, por unanimidade, o relatório final e a minuta do contrato.

“A requalificação desta escola vai permitir avançar com a construção de um edifício novo, com capacidade para um maior número de alunos, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento e educação das crianças dos Fenais da Luz”, começou por referir Pedro Nascimento Cabral, para quem “o investimento na educação é uma prioridade”.

“Ao garantir obras no valor de mais de 2 milhões de euros, estamos a investir no futuro da nossa comunidade e a demonstrar o nosso compromisso com a educação; estou confiante de que essas melhorias terão um impacto duradouro e positivo nas vidas dos nossos jovens e no desenvolvimento do nosso município como um todo”, sublinhou o Presidente do Município recordando ainda que a autarquia “tem destinados 14 milhões de euros para o desenvolvimento de projetos e execução da construção de quatro escolas no concelho e apoio à construção de uma nova residência universitária”.

Em última análise, acrescentou o autarca, “através deste investimento na educação, estamos também a dar seguimento a uma política de coesão social no concelho e a contribuir para a fixação da população nas nossas 24 freguesias”.

A empreitada de ampliação e reabilitação da escola EB1/JI de Fenais da Luz foi adjudicada à empresa Caetano & Medeiros – Sociedade de Construção e Imobiliária, Ld.ª,  tendo como prazo de execução 540 dias.

Tal como se lê no projeto, a requalificação da escola EB1/JI de Fenais da Luz implica a construção de um edifício novo, com capacidade para um número maior de alunos (relativamente à existente), melhores condições de acessibilidade e modernidade. O desenvolvimento do programa funcional num só piso, permitirá que o mesmo se apresente como um conjunto único, de modo a que os alunos possam atravessar todas as áreas programáticas sem constrangimentos físicos e contando com várias ligações possíveis ao espaço exterior.

Já o tratamento dos espaços exteriores da escola EB1/JI de Fenais da Luz foi pensado tendo em consideração a faixa etária e a segurança dos utilizadores. Foram projetadas áreas exteriores com funções distintas que permitiram diversificar as atividade no recreio, desde o campo de jogos, “playground”, horta pedagógica, zonas de estadia e áreas relvadas.

Com capacidade máxima para 144 alunos divididos por 6 salas de aula, o edifício será composto por 4 salas para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 2 salas para alunos do jardim de infância, 2 salas de apoio, sala de professores, gabinete do coordenador, área administrativa, biblioteca/ludoteca e sala polivalente. Todos os espaços de permanência terão iluminação e ventilação natural através de vão praticados nas paredes.

O projeto prevê refeitório com capacidade para 144 utentes que corresponde ao número total de alunos. Das áreas de apoio à cozinha fazem parte os arrumos de limpeza e área exterior coberta para os lixos com recolha seletiva, e com acesso dedicado para esse fim.