A festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma das mais importantes festas religiosas dos Açores, começa esta sexta-feira naquilo que é o programa mais importante e que envolve a saída à rua da Imagem do Ecce Homo e será presidida pelo 40º bispo de Angra.

D. Armando Esteves Domingues presidirá pela primeira vez a esta festa, cumprindo assim a tradição do bispo de Angra ser o presidente das festas no primeiro ano do seu episcopado. O prelado presidirá à Missa dos doentes, esta manhã em São José; amanhã  de tarde ao Sermão da Mudança da Imagem e depois no domingo, à Missa campal e à Procissão solene.

A ida da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres para a Igreja de São José imediatamente a seguir ao sermão que finalizará a Procissão da Mudança da Imagem, juntamente com uma Eucaristia à meia-noite que será presidida pelo bispo de Angra, especialmente dedicada à Juventude são as duas principais novidades do programa da festa do Senhor que arrancou esta terça-feira, com o tríduo preparatório. A preparação espiritual para a festa, durante três dias, teve como pregador o padre José Júlio Rocha, teólogo moralista, assistente da Comissão Diocesana Justiça e Paz e membro do Colégio de Consultores e a celebração decorrerá na Igreja do Senhor Santo Cristo, todos os dias pelas 18h00.

“Durante a pandemia, e depois de tantos constrangimentos, procurámos aproximar as pessoas da imagem e alterámos alguns aspectos do formato e do programa da festa. Este ano, em que tudo regressa à normalidade, em que terminou a pandemia e já não há constrangimentos, regressámos também aquilo que era habitual antes, no essencial”, adiantou o reitor do Santuário ao Igreja Açores.

No sábado, o bispo de Angra  celebrará ainda no hospital de manhã e depois haverá uma Missa própria para a Irmandade, dentro da capela do Convento e à tarde a Procissão da Mudança às 16h20, hora em que está previsto o toque do provedor na `porta regra´ para que as Irmãs entreguem a Imagem que ficará à guarda da irmandade até ao final da procissão de domingo. Trata-se de um gesto simbólico em que há como que uma devolução da Imagem ao povo de Deus para que a venerem diretamente, sem intermediações.

Segue-se um Te Deum solene pelo coro de Santa Catarina da Horta que é também quem irá animar a Eucaristia de domingo.  Este coro é regido pelo ouvidor da Horta, padre Marco Luciano Carvalho.

Haverá também o sermão no final. Terminado o sermão, a Imagem segue imediatamente para São José, onde às 19h30 será celebrada uma Eucaristia. A Imagem ficará durante toda a noite na Igreja , regressando ao adro do Santuário no domingo para a Missa Campal.

À meia noite haverá uma Eucaristia presidida pelo bispo de Angra e será uma Missa da juventude, com um coro próprio e a participação de jovens de toda a ilha que animarão a Vigília com o responsável pela pastoral juvenil diocesana até às 3h00 da manhã. Às 6h00 haverá a Eucaristia dos peregrinos.

No domingo a Missa campal será às 9h30, com transmissão pela RTP Açores e RTP Internacional.

Depois às 15h00, sairá a Procissão Solene pelas ruas de Ponta Delgada, um giro de quatro horas que terminará com a recolha da Imagem até ao coro baixo do Convento.

A festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres é a maior festa religiosa dos Açores a seguir ao Divino Espirito Santo e faz congregar para Ponta Delgada no quinto domingo da Páscoa milhares de peregrinos. A devoção foi iniciada por uma religiosa- Teresa da Anunciada, e realiza-se há quase quatro séculos

Esta casa “que é de todos tem sempre um lugar para todos”, afirmou o cónego Adriano Borges numa entrevista ao programa de Rádio Igreja Açores que vai para o ar este domingo, depois do meio-dia, no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.

“Mesmo ao longe sintam sempre que este santuário está próximo de todos; esta é a casa de cada açoriano dos que vá vivem, dos que vivem longe, e de todos os que sentem sempre um aperto de coração e precisam da ajuda do Senhor”, afirma o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o maior dos Açores.

Nesta entrevista, o reitor reconhece as “dificuldades” do tempo atual, marcado por um “clima permanente de crispação na política, na vida social e até na Igreja” que só pode ser ultrapassado se “todos fizermos o que Jesus nos ordena: levanta-te”.

O episódio da visita de Jesus à viúva de Naim, quando sozinha se preparava para enterrar o único filho , um jovem, a quem Jesus ordenou que se levantasse é o mote da festa, procurando ir ao encontro do desafio proposto pela mensagem do Papa para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em agosto deste ano, e que tem como referência outro episódio do Evangelho que é o da visitação de Maria à sua prima Isabel, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”..

“Depois da pandemia, com uma guerra em curso no coração da Europa, com tantas dificuldades, está na altura de dizermos uns aos outros que nos levantemos, que deixemos de estar parados e façamos algo uns pelos outros, sempre animados pela confiança em Deus”, refere.

“Não estamos a viver tempos fáceis, sofreremos ainda mais um tempo as consequências de tudo isto, mas está na altura de levantarmos os braços, levantar-nos e seguirmos em frente. É uma ordem de Jesus: procurar uma vida diferente, de maior felicidade para espalhar o bem”, enfatiza o sacerdote que deseja que as festas decorram com “normalidade e serenidade” para que “cada um se possa encher de Deus e se deixe levar por este Cristo que nos interpela para fazermos o bem”.

O cónego Adriano Borges é reitor desde 9 de outubro de 2016, altura em que iniciou este serviço da Igreja com 42 anos de idade.

06

PROGRAMA DAS FESTAS DO SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES – 2023

Sábado, dia 6 de Maio:

08:00 – Recepção das ofertas de gado junto ao redondel de leilões da Associação Agrícola de São Miguel, Santana, em Rabo de Peixe (gentilmente cedido)

10:00 – Início da arrematação das ofertas de gado nas instalações da Associação Agrícola de São Miguel

Terça-feira, dia 9 de Maio:

18:00 – Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregação pelo Padre José Júlio Rocha.

Quarta-feira, dia 10 de Maio:

18:00 – Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregação pelo Padre José Júlio Rocha.

19.00 – Lançamento do livro Teresa de Cristo no Santuário Senhor Santo Cristo dos Milagres

Quinta-feira, dia 11 de Maio:

18:00 – Tríduo Preparatório, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com pregação pelo Padre José Júlio Rocha.

21:00 – Estreia do Filme “Teresa de Cristo” no Teatro Micaelense.

Sexta-feira, dia 12 de Maio:

08:00 – Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres

09:00 – Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres

11:00 – Missa Destinada aos Doentes na Igreja São José, presidida pelo, Bispo da Diocese de Angra, Sua Exª Revª D. Armando Esteves Domingues. Após a Missa   haverá visita ao Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

18:00 – Apresentação do livro com as homilias do Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, no Auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada

21:00 – Inauguração da iluminação decorativa da fachada do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com execução do Hino do Senhor Santo Cristo, pela Banda Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus, seguida de desfile da Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

21:30 – Abertura do Bazar / Arraial

22:00 / 23:00- Concerto Pela Banda Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus

Sábado, dia 13 de Maio:

08:00 – Missa dos Irmãos Romeiros

09:00 – Missa no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres

16:20 – O Provedor bate na Porta Regral, com Te Deum

16:30 – Procissão da Mudança, saída da Imagem, passando em frente à Guarda de Honra prestada por uma companhia do Exército e Banda da Zona Militar dos Açores (16h45), com salva por uma corveta da Marinha e sobrevoo por uma aeronave da Força Aérea. (O percurso da Mudança da Imagem far-se-á no sentido dos últimos anos: arruamentos N-S, E-W, S-N e W-E do Campo de S. Francisco).

18:00 – Sermão pelo Bispo da Diocese de Angra D. Armando Esteves Domingues.

19:00 – Mudança da Imagem do Adro para Igreja de São José.

19:30 – Missa na igreja de São José Presidida pelo Padre Duarte Melo

20:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

21:00/22:15 – Arraial e concerto pela Banda União Operária e Cultural N.S. dos Remédios da Ilha das Flores

22:30 – Espectáculo de fogo-de-artifício a partir da Muralha da Doca

22:45/00.00 – Concerto pela Banda Sociedade Filarmónica Progresso do Norte

Domingo, dia 14 de Maio:

00:00 – Missa em S. José. Presidida pelo Bispo da Diocese de Angra sua Exª Rev.D. Armando Esteves Domingues. Após a Missa segue-se o Inicio da Vigília em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres

06:00 – Alvorada com salva de morteiros,  Missa dos Peregrinos

09:15 – Saída da Imagem da Igreja de São José para o adro do Santuário

09:30 – Solene Concelebração Eucarística, no Adro do Santuário, com a presença da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, presidida pelo Bispo da Diocese de Angra Sua ExªRevª  D. Armando Esteves Domingues

15:30 – Saída do Guião da Procissão que percorrerá o trajeto habitual

16:30 – Saída da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres

21:45 – Recolha da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres ( Porta Regral )

22:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

22:00/23:30 – Arraial e Concerto pela Banda Lira do Norte

Segunda-feira, dia 15 de Maio :

11:00 – Concelebração Eucarística aplicada pelas intenções da Mesa da Irmandade e seus colaboradores presidida por sua Exª Rev. D.Armando Esteves Domingues, Bispo da Diocese de Angra

14:30 – Arrematação de ofertas e pequenos animais domésticos ao lado do Monumento ao Emigrante

15:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

21.00 – Concerto de Rão Kyao “Sopro de Vida” na Igreja de São José (21:00-22:00)

22:00/00:00 – Concerto pela Banda Lira de Nª. Sª. da Oliveira

Terça-feira, dia 16 de Maio:

21.00 – Abertura do Bazar, Arraial

21:00/22:30 – Violas da Terra Trio Origens

Quarta-feira, dia 17 de Maio:

21.00 – Abertura do Bazar, Arraial

21:30/22:30 – Duo Música Nostra

Quinta-feira, dia 18 de Maio:

14:00/17:45 – Cantigas ao Desafio

17:00 – Abertura do Bazar do Senhor Santo Cristo dos Milagres

18:00 – Encerramento das festas religiosas do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Solene Concelebração em honra da Madre Teresa da Anunciada, presidida pelo Reitor do Santuário, Cónego Adriano Borges.

21:30/24:00 – Arraial e concerto de encerramento das Festas de 2019 pela Banda da Zona Militar dos Açores