A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, entregou hoje à Escola do Mar dos Açores, na Horta, o primeiro Desfibrilhador Automático Externo (DAE) adquirido no âmbito do projeto “Salvamos Vidas e Tu? Queres Salvar?”, vencedor do Orçamento Participativo dos Açores 2019, na área da Juventude.

O projeto, da autoria dos jovens Rodrigo Amaral e Rita Alves, afeta uma verba de 90 mil euros para a capacitação de locais com frequência assídua de população com este tipo de equipamento médico e a formação, prioritariamente destinada a jovens, em Suporte Básico de Vida (SBV), com utilização de desfibrilhadores automáticos externos.

Ao todo, estão a ser adquiridos 26 DAE para entregar às Escolas Profissionais da Região e outras entidades, comtemplando cada um dos concelhos dos Açores. Foram ainda adquiridas 80 ações de formação de suporte básico de vida com desfibrilhação automática, destinadas a cidadãos com idade mínima de 14 anos, em toda a Região, estando, também, assegurada a formação nos locais onde serão instalados os DAE.

Participaram na sessão de entrega do primeiro DAE o Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, e a Diretora do Escola do Mar dos Açores, Ana Rodrigues, e a proponente do projeto, Rita Alves.

Maria João Carreiro enalteceu a importância da área temática da Juventude no Orçamento Participativo dos Açores para “incentivar a participação dos jovens na vida pública, através da proposta e decisão sobre o investimento público que, neste caso concreto, promove a saúde e bem-estar dos cidadãos e capacita a organizações”.

“O projeto ‘Salvamos Vidas e Tu? Queres Salvar?’ é um bom exemplo daquilo que é a mobilização dos jovens açorianos na defesa e promoção do bem-comum que nos interessa reconhecer e divulgar, para que outros jovens se sintam estimulados para a participação pública”, afirmou a Secretária Regional com a tutela da Juventude.

O Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores é operacionalizado pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, através da Estrutura de Missão de Modernização e Reforma da Administração Pública (EMRAP).