O Governo dos Açores teve uma dívida a fornecedores no setor da Saúde de 145 milhões de euros no fim de 2020, relativa aos três hospitais e unidades de saúde da região, esclareceu hoje a tutela.

“Durante a sessão de plenário da Assembleia Regional dos Açores, a secretária Regional, Mónica Seidi, ao apontar o número de 145 milhões de euros à data de 31 de dezembro de 2020 como dívida aos fornecedores da área da saúde da região, referia-se ao conjunto dos três hospitais açorianos e unidades de Saúde, e não a dívida do Hospital do Divino Espírito Santo [HDES] em particular”, indica a secretaria regional da Saúde e Desporto num comunicado.

“Em 2021 e 2022, o HDES já pagou cerca de 16 milhões de euros a fornecedores”, disse a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi, durante uma sessão de perguntas no parlamento regional, reunido na Horta, admitindo que “há ainda um caminho a percorrer”, no sentido da regularização da dívida.

A governante, que integra o executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, que tomou posse no fim de 2020, indicou que a herança deixada pelo anterior governo socialista era de “145 milhões de euros”, a 31 de dezembro de 2020.

A informação surgiu no parlamento regional a propósito de uma questão levantada por Nuno Barata, deputado da Iniciativa Liberal, no âmbito de uma sessão de perguntas sobre os problemas verificados em São Miguel, a maior ilha dos Açores.

O parlamentar questionou a secretária da Saúde sobre o “prazo de atraso nas faturas do HDES em relação a fornecedores?”, alertando que há empresários a indicar ter “desde 2020, faturas atrasadas”, ainda por pagar.