O Governo dos Açores vai promover uma campanha de divulgação do ensino profissional, sensibilizando os jovens para o período de candidaturas de 2023/2024, anunciou hoje a secretária regional da Qualificação Profissional.

Maria João Carreiro referiu que a campanha designa-se “A tua primeira escolha” e será desenvolvida de maio a julho, sobretudo nas redes sociais (Facebook, Instagram e TikTok), para que “se possa ir ao encontro dos jovens estudantes”.

A secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, que falava em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, afirmou que a campanha visa “incentivar os jovens à escolha desta via de ensino que oferece possibilidades e vantagens que devem ser tidas em conta pelos alunos aquando da decisão que, inevitavelmente, têm que fazer nesta fase do seu percurso académico em que estão a concluir o ciclo de estudos no ensino básico”.

“Através desta campanha associamo-nos, numa lógica de complementaridade, à divulgação e ações de comunicação que cada uma das escolas profissionais está a fazer para divulgar a sua oferta formativa”, afirmou.

De acordo com a responsável, “esta é uma campanha de valorização do ensino profissional nas escolas profissionais, que procura, ainda, desconstruir alguns preconceitos que persistem sobre o ensino profissional, através, por exemplo, de testemunhos de formandos e ex-formandos, tornando visível o sucesso de quem escolheu uma escola profissional e cujo exemplo pode encorajar os outros jovens para a tomada de uma decisão”.

Maria João Carreiro anunciou que as 17 escolas profissionais dos Açores vão ministrar, no ano letivo 2023/2024, 44 cursos profissionais de nível IV, podendo abranger cerca de 860 novos formandos, tratando-se “da maior oferta dos últimos oito anos e um acréscimo de três novos cursos em relação a número de cursos em oferta para o ano letivo 2022/2023”.

A secretária regional destacou que a oferta para o próximo ano letivo contempla mais de 20 áreas profissionais, como o turismo e lazer, hotelaria e restauração, direito, serviços de transporte, produção agrícola e animal, indústrias alimentares, eletrónica e automação, saúde, trabalho social e orientação, desporto e contabilidade e fiscalidade.

A titular da pasta da Qualificação Profissional considera que a oferta “reflete um esforço por parte das escolas profissionais para adequar a sua oferta às necessidades das empresas e do tecido empresarial”, bem como aos “interesses dos jovens que estão a concluir o 9.º do ensino básico e que decidam ingressar numa via profissionalizante de ensino que dá equivalência ao 12.º ano do ensino secundário e certificação profissional”.

De acordo com a governante, num estudo realizado com os alunos do 8.º e 9.º ano do ensino básico das escolas públicas e privadas do ensino geral, entre fevereiro e março, e com uma taxa de resposta de 66%, “mais de 80% dos alunos que admitem querer seguir um curso profissional considera estudar numa escola profissional”.

Maria João Carreiro salvaguardou que, “tendo por base a fase de articulação entre a Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego e a Direção Regional da Educação e Administração Educativa, prevê-se uma redução de 50% nos cursos profissionais de nível IV nas escolas do ensino geral”.

“Diminui-se, assim, de uma forma gradual, e em linha com a legítima reivindicação das escolas profissionais que foi agora atendida, a expressão da lógica concorrencial, uma opção política do passado, entre escolas profissionais e escolas do ensino geral”, segundo a governante.

PUB