O partido ecologista ‘Os Verdes’ lamentou hoje a ausência de ligações de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre São Miguel e Santa Maria, nos Açores, desde 2019, com “fortes prejuízos” para as populações e economia.

O partido critica que aquelas duas ilhas do grupo Oriental dos Açores tenham sido “inexplicavelmente excluídas” de ligações marítimas de passageiros e viaturas entre o arquipélago, depois deste serviço público ter sido retomado, após a sua interrupção devido à pandemia de covid-19.

“Desde 2019 que não há ligação marítima de transporte de passageiros e viaturas entre estas duas ilhas, com forte prejuízo para as populações abrangidas, constituindo esta ausência um forte entrave à qualidade de vida, ao desenvolvimento económico, cultural e social destas populações e que agrava a situação de região periférica, onde o isolamento mais se faz sentir”, aponta o partido.

Os Verdes consideram que o anúncio do Governo dos Açores de aquisição de dois novos navios elétricos não permite a breve prazo assegurar ligações entre aquelas duas ilhas, já que o concurso para construção dos novos barcos “será lançado em setembro ou outubro deste ano”.

“O que significa que talvez lá para 2025 haja navios novos e muito dificilmente teremos navios para o grupo Oriental antes disso. Isto se os houver”, sustenta o partido, num comunicado de imprensa.

Para o partido ecologista, o transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria “é da maior justiça” para aquelas populações, pois as ligações permitem “alavancar” o desenvolvimento turístico, a economia e a circulação dos habitantes, de doentes não urgentes e viaturas, tal como já demonstrou “a experiência no passado”.

“É um transporte diferenciado do transporte aéreo, que nem sempre assegura as ligações da melhor forma”, sustentam ‘Os Verdes’, que lamentam “mais um verão sem ligações marítimas” entre São Miguel e Santa Maria.

PUB