Os acionistas da Impresa reúnem-se em 26 de maio em assembleia-geral (AG) com a eleição de novos órgãos sociais na agenda, de acordo com vários comunicados hoje divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Assim, os detentores de títulos do grupo, que detém a SIC e o Expresso, irão deliberar sobre os novos órgãos sociais, para o quadriénio 2023-2026, uma proposta da acionista Impreger, de acordo com um dos documentos.

Para o Conselho de Administração, a proposta apresenta uma lista liderada por Francisco Pinto Balsemão, para presidente, tendo como vice-presidentes Francisco Maria Supico Pinto Balsemão e António Horta Osório.

Como vogais são propostos Francisco Pedro Balsemão, Manuel Guilherme Oliveira da Costa, Maria Luísa Anacoreta Correia, Ana Filipa Saraiva Mendes e Catarina Duff Burnay.

Para a mesa da Assembleia-Geral são propostos Manuel Castelo Branco (presidente) e Maria João Gonçalves dos Santos (secretária).

Os acionistas irão ainda votar na Comissão de Auditoria, com Manuel Guilherme Oliveira da Costa (presidente), Maria Luísa Anacoreta Correia e Ana Filipa Saraiva Mendes (vogais).

Para a Comissão de Remunerações, a lista inclui Manuel Soares Pinto Barbosa para presidente e os vogais José Luís Rosado Catarino e Isabel de Almeida Mota.

A AG irá também deliberar sobre a proposta de aplicação de resultados, sendo que a Impresa propõe, tendo em conta o resultado líquido positivo apurado no exercício, “no montante de 9.963.929,58 euros” que 498.196,48 euros sejam para reservas legais e 9.465.733,10 euros para reservas livres.

Os acionistas da Impresa têm também na agenda deliberar sobre os documentos relativos às contas e gestão de 2022 e “proceder à apreciação geral da administração e da fiscalização da sociedade”.

Irão ainda deliberar sobre “a ratificação das alterações aos artigos 3.º e 5.º da política de remuneração dos membros dos órgãos de administração e fiscalização da Sociedade, por referência ao mandato 2019/2022” e “sobre a proposta da Política de remuneração dos membros dos órgãos de administração e fiscalização da Sociedade para o quadriénio 2023/2026, nos termos de proposta da Comissão de Remunerações”.

Por fim, os detentores de títulos irão deliberar sobre a eleição do Revisor Oficial de Contas para o quadriénio 2023/2026.