O líder do grupo parlamentar do PS/Açores defendeu hoje que parte do lucro do acionista público da Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) seja aplicado na ajuda às famílias e empresas com os custos da energia.

Face aos lucros óbitos pela EDA, detida em 51% pela Região Autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro declarou que não está “contra a distribuição desses montantes pelos acionistas, entre os quais o público, mas, face à conjuntura que se vive, faz sentido que, da parte que a região vai receber desses lucros, esse montante seja redirecionada para ajudar famílias e empresas com os custos da fatura da energia elétrica”.

O deputado e líder do PS/Açores integrou a comitiva de deputados do grupo parlamentar socialista que se reuniu com a gerência da empresa Gelvalados, na Zona industrial dos Portões Vermelhos, no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel.

A EDA teve um resultado líquido de 12,1 milhões de euros em 2022 e decidiu distribuir 50,04% dos dividendos pelos acionistas.

“O grupo EDA obteve, em 2022, um resultado líquido de 12,1 milhões de euros, 3,2% inferior ao do ano anterior, apesar do contexto de aumento generalizado do nível de preços e agravamento das condições de financiamento, devido ao aumento da taxa de juro diretora do Banco Central Europeu”, informou a empresa em comunicado de imprensa.

Durante as declarações aos jornalistas, Vasco Cordeiro referiu, por outro lado, que o sistema de apoio à habitação criado “dificulta sobremaneira, pelos requisitos muito apertados que tem, a possibilidade de as famílias serem apoiadas para fazer face aos custos que têm, que subiram vertiginosamente com os créditos à habitação”, defendendo, por isso, o seu aperfeiçoamento.

PUB