O Chega/Açores alertou hoje que tem recebido “várias queixas” de pescadores relativamente ao horário de funcionamento das lotas na região e questionou o Governo Regional sobre a situação.

“Os horários das lotas, tal como estão, prejudicam muitos pescadores que se fazem ao mar para garantir o seu sustento e, depois, se chegarem alguns minutos depois de a lota fechar, não conseguem descarregar a safra do dia e a própria qualidade do peixe pode ser posta em causa”, aponta o deputado do Chega/Açores José Pacheco.

O deputado, que enviou hoje um requerimento ao parlamento dos Açores a pedir explicações ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), refere que o Chega tem recebido “muitas queixas” de pescadores, relativamente ao horário das lotas na região e “ao facto de não se compadecerem com as reais necessidades dos homens do mar”.

Os pescadores queixam-se que “muitas vezes têm de esperar algumas horas em terra, depois de virem do mar, para poderem descarregar a safra do dia, uma vez que as lotas se encontram encerradas”, denuncia o Chega/Açores.

“Os pescadores entendem que as lotas se devem adequar às necessidades da pesca para evitar que o pescado também se degrade por esperar várias horas até ser descarregado e devidamente acondicionado”, assinala o partido.

Em concreto, o deputado José Pacheco questiona o Governo Regional relativamente aos critérios usados para definir os horários das lotas, nas várias ilhas, e pretende saber se os pescadores foram ouvidos.

No requerimento, José Pacheco pergunta também ao Governo Regional se vai ter em consideração as reclamações dos pescadores de várias ilhas e se pondera rever os horários das lotas, para que se possam “adequar melhor aos horários de chegada a terra dos próprios pescadores”.