Bombeiros Voluntários de Amarante, Vencedores do Torneio Inter Bombeiros de Futsal

Realizou-se no passado fim-de-semana o 1º Torneio de Futsal Inter Bombeiros no pavilhão do Clube de Atividade Física dos Bombeiros.

Os Bombeiros Voluntários de Amarante, venceram o torneio, ao derrotar na final, os BV de Ponta Delgada por 7–3.

A bancada do pavilhão dos Bombeiros, foi pequena para receber as muitas pessoas que se deslocaram ao recinto, para verem uma maratona de jogos.

Os jogos no sábado tiveram o seu início às 13H00 e terminaram, na primeira fase, por volta das 02h00 de domingo.

De salientar a participação no evento, da Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, a convite da organização, tendo empatado dois jogos e perdido um, com BV Ponta Delgada.

Para o efeito, veio da Associação de Futebol do Porto, uma árbitra, que realizou todos os jogos sozinha.

Na abertura deste torneio, realizou-se um jogo no feminino, entre as Bombeiras da AHBVPD e da Charanga de Ponta Delgada. Venceu as primeiras por 1–0.

Jogos e resultados da primeira fase:

  • BV Ponta Delgada 4 – 1 BV Parede
  • S.I.S.M. 3 – 3 BV Carcavelos
  • BV Vila Franca 1 – 5 BV Santa Maria
  • BV Parede 1 – 11 BV Amarante
  • BV Carcavelos 2 – 3 BV Vila Franca
  • BV Santa Maria 3 – 3 A.S.I.S.M.
  • BV Ponta Delgada 1 – 4 BV Amarante
  • S.I.S.M. 3 – 3 BV Vila Franca
  • BV Carcavelos 1 – 7 BV Santa Maria

Já no domingo e logo pelas 09H00, realizaram-se os jogos dos quartos de final, que se prolongou até às 12H00, com os seguintes resultados:

  • BV Amarante 7 – 2 BV Carcavelos
  • BV Vila Franca 4 – 3 BV Parede
  • BV Ponta Delgada 9 – 0 A.S.I.S.M

No período da tarde e na “tenda de comes e bebes”, podiam-se saborear bons petiscos, com muita animação, onde a cerveja se vendia ao metro. Não faltou as bifanas a kima de Maracujá, Laranjada, moelas, fava rica e o tradicional chouriço de São Miguel, produtos fornecidos pela Salsicharia Rosa.

Nas meias finais realizaram-se dois jogos, em que os vencedores, iriam disputar a final e os vencidos disputariam os 3º e 4º lugares.

  • BV Amarante 10–0 BV Vila Franca
  • BV Santa Maria 1–2 BV Ponta Delgada

Na atribuição do 3º e 4º lugares, que opus as equipas dos BV Vila Franca e BV Santa Maria, os marienses, levaram a melhor, vencendo o jogo por 2–0.

A final do Torneio Inter Bombeiros em Futsal, teve o seu início às 17h00, entre as equipas dos BV Ponta Delgada e BV Amarante.

Para os micaelenses, era o jogo da “desforra”, dado que, a equipa tinha perdido na primeira fase da prova por 4-1. No entanto os atletas dos BV de Amarante, voltaram a ganhar, desta vez por 7-3, vencendo assim o torneio.

Final BV Ponta Delgada BV Amarante

Na bancada o apoio das bombeiras de Ponta Delgada e seus familiares, foi desde o primeiro ao último minuto, o sexto jogador dos micaelenses, aplaudindo as boas jogadas e golos, que foram poucos nesta final para os micaelenses.

O final do jogo foi vivido com muita alegria pelos atletas dos BV de Amarante. Não haja dúvidas e justiça quanto ao vencedor. Os Bombeiros Voluntários de Amarante, tinham um bom grupo de praticantes de futsal. Venceram os cinco jogos disputados, marcaram 39 golos e sofreram 6.

BV Amarante com todos os troféus que venceu neste torneio

Neste Torneio de Futsal Inter Bombeiros os BV Amarante, além de terem atingido o 1º lugar, arrecadaram ainda os prémios de melhor jogador e marcador.  André Monteiro foi o melhor guarda-redes e Nuno Ribeiro, o melhor marcador.

A taça Fair-play, foi ganha pelos BV Carcavelos, que no decorrer dos jogos, foi a equipa que cometeu menos faltas.

Após o jogo da final, o presidente da direção da AHBVPD João Paulo Medeiros, recebeu todos os participantes do torneio no auditório, que foi pequeno, para acomodar todos os convidados na entrega de prémios.

João Paulo Medeiros, agradeceu a presença de todos, pois foi um encontro da família da AHBVPD, em torno do desporto, do convívio e da sã convivência entre todos.

Foi esse o maior e principal objetivo deste evento. Todos estiveram presentes a apoiar os nossos jogadores e jogadoras, em união, com alegria e boa disposição, na presença de amigos, familiares, colegas.

Houve tempo ainda, para que o presidente dos Bombeiros de Ponta Delgada, recebesse uma camisola do jogo, assinada por todos os jogadores dos BV da Parede, uma placa alusiva ao evento e ainda uma peça artística dos BV de Amarante.

Após a entrega de prémios e o registo fotográfico a todas as equipas presentes no Torneio, o presidente convidou todos para um beberete, onde constavam os produtos dos “Açores”; morcela, linguiça, os patés de atum e pé de torresmo, ananás, pão de milho, bolo levedo, massa sovada e os habituais rissóis e croquetes, não faltando a cerveja regional da Melo Abreu, vinho e os licores de São Miguel.

Aspeto do público no Auditório da AHBVPD

Em jeito de balanço

Foi o primeiro “Torneio de Futsal Inter Bombeiros” que Ponta Delgada organizou. Ficou comprovada a sua capacidade e arte de bem receber todos e de cada um, dos visitantes, que naturalmente perturbaram, um pouco, as rotinas e afazeres do quartel.

A direção e a seção de Futsal estão de parabéns, pois estiveram à altura dos desafios, do reboliço, do barulho, da maior dificuldade em estacionar. Tudo isso foi ultrapassado sempre com um sorriso nos lábios, mesmo com algum cansaço.

Bem Hajam Organizações destas. Para o ano, há mais de certeza.

PUB