A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego apresentou hoje, na MEP – Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, o programa de ações de sensibilização para as questões da Segurança e Saúde no Trabalho promovido pela Inspeção Regional do Trabalho (IRT) e destinado aos formandos das Escolas Profissionais da Região.

Segundo Maria João Carreiro, “este programa constitui um contributo para que os jovens formandos e futuros trabalhadores possam ser promotores e facilitadores de uma cultura de consciencialização da prevenção da Segurança e Saúde no Trabalho em futuro contexto laboral”.

O programa desenhado pela IRT para disponibilizar às Escolas Profissionais que queiram aderir está dividido em dois grupos com um total de 12 ações: o primeiro incide sobre temas transversais e é destinado a formandos de todos os cursos; o segundo grupo versa sobre temas de especialidade, como restauração/bebidas e construção civil, para alunos de áreas/cursos profissionais específicos.

“Estas ações visam facilitar a construção e o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relativos à consciencialização da prevenção e segurança no trabalho por parte dos futuros trabalhadores, que podem e devem contribuir para a promoção da gestão de riscos profissionais”, desafiou a titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego.

A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se assinala na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, e às quais o Governo dos Açores, uma vez mais, associa-se através de uma “campanha pública de sensibilização que nos convoca a todos para um renovado e cada vez mais efetivo compromisso com esse desígnio”.

Este ano, o tema escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) incide sobre a inclusão de “um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável” no quadro de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, conforme Resolução da OIT de 10 de junho de 2022.

O Governo dos Açores, através da IRT, tem como objetivo estratégico, entre outros, o da promoção de uma cultura de pedagogia, prevenção e cumprimento da legislação laboral”, disse, sublinhando os efeitos desse cumprimento “não só na segurança e saúde individual dos trabalhadores, mas também na produtividade das empresas e entidades empregadoras”.

“O investimento público, seja na prevenção, através de campanhas, ou na área inspetiva, através da intervenção da IRT, é fundamental para evitar as consequências de medidas preventivas insuficientes que potenciem a exposição dos trabalhadores a riscos de acidentes de trabalho e doenças relacionadas com o trabalho”, declarou Maira João Carreiro.

Assistiram à sessão de apresentação do programa de sensibilização da IRT, na qual participaram o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, José Francisco Silva, a Presidente do Conselho de Administração da MEP, Isabel Marques, o Inspetor Regional do Trabalho, , e o Diretor Regional da Qualificação Profissional e Emprego, Nuno Gomes, formandos do 1.º e do 3.º ano do Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde.