O presidente do Governo dos Açores destacou hoje a “competência” da administração e o “sucesso” e “independência” da governação perante os resultados da SATA, garantindo que a transportadora está “num caminho” para resultados “positivos”, deixando o “mau legado”.

José Manuel Bolieiro comentava, após uma visita à empresa Atlânticoline, no Faial, os resultados operacionais de 2022, divulgados hoje, da Azores Airlines e a Air Açores, companhias aéreas do grupo SATA.

Segundo os dados revelados pela empresa, as duas companhias aéreas tiveram em 2022 resultados líquidos negativos de 32,4 e 2,5 milhões de euros, respetivamente, mas o grupo esclarece que 2022 foi “o melhor ano de receitas de sempre” tanto para a Azores Airlines (211,1 milhões de euros) como para a SATA Air Açores (92,2 milhões de euros).

O chefe do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) assinalou que foi garantida “a melhor receita de sempre” e foi-se “controlando a despesa”, uma parte da qual “tem a ver com o mau legado recebido do passado”, criticando “quem se inquieta com o sucesso” da atual governação regional.

“É a confirmação de que esta governação tem sucessos”, vincou o presidente do Governo Regional dos Açores, em declarações aos jornalistas na Horta.

Bolieiro reiterou que parece que “os sucessos desta governação incomodam outros que deixaram um legado difícil”.

“Mas, nós estamos, sobretudo, reconhecidos e gratos, felicitando os trabalhadores todos das empresas que na área da mobilidade e desde logo estas com capital social integralmente públicos tenham capacidade com boa gestão, exercício profissional, garantir sustentabilidade do negócio e resultados líquidos positivos nuns casos e noutros, tendo em conta o percurso e o legado tão difícil, como é o caso da SATA, bom resultado no sentido operacional”.

O presidente do Governo dos Açores disse que “uma parte do que diz respeito aos resultados líquidos de todas as empresas do setor da mobilidade é para depois amortizar o legado antigo”, no sentido de “libertar” as empresas da dívida.

“É isto que também estamos a fazer. E, nesta medida, a SATA está num caminho de gestão competente, diligente e de apresentação de bons resultados operacionais e há de chegar o tempo também, com este percurso, de passar a ter resultados líquidos positivos”, afirmou.

O presidente do Governo Regional comentou ainda o resultado positivo de 1.090.813 euros obtido no ano passado pela empresa pública açoriana de transportes marítimos, a Atlânticoline, considerando ser revelador de “competência”, “responsabilidade” e da “politica estratégica”.

“Quero deixar a todos os seus trabalhadores na área administrativa, da área dos marinheiros, mecânicos, mas também à própria administração uma palavra de reconhecimento”, acrescentou.

José Manuel Bolieiro sublinhou ainda que o Governo Regional de coligação “é cumpridor com o seu setor empresarial”, o que “liberta a administração de um peso de incumprimentos” por parte da tutela ou do acionista.

“Não há interferência politica por parte do Governo”, sublinhou ainda.

Bolieiro revelou ainda que vai indigitar Francisco Bettencourt para ser o futuro presidente do conselho de administração da Atlânticoline.

“Queremos ser um bom exemplo e um caso de estudo na administração pública das nossas empresas do setor público regional”, vincou.