O Governo dos Açores está a desenvolver “vários esforços complementares” para mitigar os arrojamentos de algas marinhas no porto da Madalena do Pico, onde chegará, no final do mês, uma máquina específica para aquelas ocorrências, foi hoje anunciado.

Segundo informou a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, “no final do mês, chegará ao Pico uma máquina adquirida pela Portos dos Açores e que servirá para mitigar os arrojamentos das algas”.

“Essa máquina será imediatamente disponibilizada à Câmara Municipal da Madalena e os trabalhos serão iniciados logo de seguida, conforme já articulado institucionalmente”, acrescentou, a governante, citada numa nota de imprensa, divulgada no ‘site’ oficial do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM).

Este trabalho de mitigação está a ser delineado de acordo com o “Estudo dos arrojamentos de macroalgas marinhas no Porto da Madalena – Pico (Caracterização e Previsão da Probabilidade de Ocorrência)”, realizado em 2019, lê-se na nota.

“Vamos avançar nas próximas semanas com a realização de uma análise técnica para conceptualizar uma solução estrutural para este problema, nomeadamente no que concerne à alteração do padrão de circulação da água no interior do porto”, adianta Berta Cabral.

Este trabalho contará, numa primeira instância, com a colaboração do LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil e António Trigo Teixeira, especialista em Hidráulica e Recursos Hídricos e docente no Instituto Superior Técnico, e posteriormente com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

PUB