Decorreu no passado dia 15 de abril de 2023 no Concelho da Ribeira Grande, no Complexo Desportivo da Ribeira Grande, um Estágio de Karate Nacional intitulado “DA FORMAÇÃO À ESPECIALIZAÇÃO DESPORTIVA”, e teve a organização do Clube Karate Shotokan Rabo de Peixe com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Foi um evento de grande importância para os atletas de várias faixas etárias e projeto escolinhas do Desporto, como também para os treinadores no qual teve a participação de sete clubes da Ilha de S.Miguel: CKSR – Clube Karate Shotokan Da Relva; KCPD – Karate Clube Ponta Delgada; NOS – Núcleo Oriental de Shotokan; CKSP – Clube Karate Shotokan da Povoação; CKSRP – Clube Karate Shotokan Rabo de Peixe; AKVFC – Academia de Karate de Vila Franca do Campo e CKL – Centro Karate De Lagoa.

  • A orientação do estágio estará a cargo do Sensei Estevão Trindade,
  • Treinador Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, Argentina
  • EX – Selecionador Nacional de Kumite Cadetes e Juniores da Federação Nacional Karate-Portugal
  • Vários Alunos convocados para a Seleção Nacional da FNK-Portugal
  • Resultados desportivos relevantes (como atleta)
  • Reconhecido como melhor atleta Nacional de Karaté pela Confederação do Desporto de Portugal (1999)
  • Vice-campeão Europeu, Júnior – OVIEDO 1999
  • Várias vezes Campeão Nacional em diversos escalões
  • Várias participações em Campeonatos do Mundo e Europeus

Como o próprio nome do evento indica “Da Formação à Especialização Desportiva”, refira-se que a formação com o treino na criança, onde será desenvolvido tarefas de melhoria da coordenação, equilíbrio e orientação.

Para isso o Sensei Estevão Trindade, recorreu aos seguintes exercícios: coordenação motora geral de deslocamentos para o Shiai Kumite (Combate) jogos entre outros.

Quanto à parte da especialização o foco foi a incrementação de um treino mais específico, de acordo com a modalidade e panorama internacional no qual foi abordado a distância curta no Kumite trabalho de projeções.

De realçar, que o Sensei Estevão Trindade tem uma grande experiência Internacional, tanto como treinador e Atleta onde representou várias vezes a Seleção Nacional.

Em conclusão, o estágio teve uma duração total de 5 horas de trabalhos, nas quais 2h00 horas dedicadas à formação e 3h00 à especialização desportiva na vertente de Shiai Kumite “Combate”, onde teve a participação de cerca de uma centena de meia de atletas.

PUB