A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu, na cidade da Horta, à apresentação pública da nona edição do Ultra Blue Island by Azores Trail Run 2023.

Trata-se de um evento de ‘trail running’ de referência internacional, que decorrerá na ilha do Faial entre 5 e 7 de maio, numa organização do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, e que conta com o apoio do Governo dos Açores.

Para Berta Cabral, “esta é mais uma evidência feliz do potencial e da importância do turismo de natureza e aventura para os Açores enquanto destino de eleição, para a criação de valor económico e, por conseguinte, para o bem-estar das populações”.

“Acabámos de rever a nossa estratégia para o turismo e o nosso plano a longo prazo identifica claramente o turismo de natureza, numa ótica sustentável, como a grande prioridade, onde toda a componente ativa, de aventura e desportiva tem uma relevância fundamental para a experiência”, acrescentou.

Estão inscritos mais de meio milhar de participantes de cerca de 30 nacionalidades neste que é considerado como um dos mais relevantes eventos direcionados para o Turismo Ativo, de Aventura e de Natureza nos Açores.

O evento é composto por cinco distâncias/provas, a saber: 118km – Whalers’ Great Route Ultra-Trail®/WGR; 65km – Ultra Blue Island Trail/UBI; 42km – Marathon Faial Coast to Coast/MFCC); 25km – Trail Ten Volcanoes/TTV; 10km – Mini Family Trail/MFT.

“É importante salientar que a configuração deste evento e a forma como acontece é um exemplo demonstrativo de como estes produtos de turismo ativo e aventura, na natureza, facilitam a dispersão dos fluxos turísticos e a valorização do nosso território, e o nosso desígnio de turismo em todas as ilhas durante todo o ano”, afirmou a Secretária Regional.

O Azores Trail Run® é uma organização sem fins lucrativos que realiza eventos desta modalidade nas ilhas dos Açores desde 2012. O objetivo é desenvolver e difundir a prática do ‘trail running’ nos Açores, além de melhorar a economia local das ilhas onde o evento ocorre durante as épocas de baixa temporada turística.

A realização destes eventos visa, ainda, promover a imagem das ilhas açorianas em todo o mundo como um destino da natureza e de prática de desporto ao ar livre de excelência, bem como a prática desportiva e manutenção da saúde do povo Açoriano.

Em 2012, o Azores Trail Run® realizou o seu primeiro evento, o Trilho dos 10 Vulcões, na ilha do Faial, com 22 quilómetr.os e 25 participantes. Apenas sete anos depois, em 2019, realizou cinco eventos em sete ilhas, com a participação de mais de 1.500 atletas de mais de 30 nacionalidades.

Ainda em 2019, a organização recebeu os Atletas de Elite da Equipe Salomon que correram nos trilhos de quatro ilhas Açorianas durante o Salomon Annual Trail Camp.

PUB