O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, recebeu hoje em audiência, em Ponta Delgada, a Cônsul-Geral da Ucrânia em Portugal, Viktoriia Kuznietsova, e realçou os “valores morais” como base de apoio ao povo ucraniano que se refugiou na Região, com o início da guerra, há cerca de um ano, não esquecendo também os ucranianos residentes nos Açores há mais tempo.

Neste encontro, que serviu para trocar impressões sobre o apoio assegurado pelo Governo dos Açores aos refugiados ucranianos que recorrem à Região, estiveram também presentes o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e Ana da Cunha da Silva, Diretora Técnica da Cresaçor, que “tem sido, juntamente com a AIPA, um parceiro importante do Governo dos Açores neste mesmo apoio”, enalteceu o Subsecretário Regional, lembrando que o “povo Açoriano gosta de receber muito bem”.

A Cônsul-Geral da Ucrânia em Portugal aproveitou a ocasião para agradecer a “hospitalidade do povo Açoriano” e mostrou-se muito sensibilizada pela forma como Portugal, no seu todo, apoiou e acarinhou o povo ucraniano desde o início da guerra, naquele quem sido “um desafio enorme a todos os níveis”.

Recorde-se que o Governo dos Açore, constituiu uma equipa de trabalho, coordenada pelo Gabinete do Subsecretário da Presidência e, através da Segurança Social, Secretaria da Saúde e Desporto, da Secretaria da Educação e Assuntos Culturais, Direção Regional das Comunidades e Direção Regional dos Transportes, tem apoiado todos os refugiados que chegam aos Açores.

Segundo informação do SEF, encontram-se registados e a beneficiar de proteção temporária um total de 201 cidadãos ucranianos residentes nos Açores.

Poderá, contudo, haver mais cidadãos que se deslocaram para a Região, já com o pedido de Proteção Internacional efetuado e com morada do continente – do mesmo modo, poderá haver cidadãos registados na Região dos Açores que se deslocaram para o continente, ou mesmo para outros países.