A MOOT – The Movement Lab, baseada na Terceira, em parceria com o Estúdio 13 e a Lake Studios Berlin, vai promover, esta semana,uma masterclass e uma aula abertade dança contemporânea, na cidade de Ponta Delgada, dirigidasa bailarinos e performerse à comunidade residente em São Miguel.

Esta iniciativa integra-se no projeto de residências em dança contemporânea DERIVA, apoiado pelo programa europeu Archipel.eu, e que pretende criar nos Açores um programa anual de residências artísticas para bailarinos, performers e intérpretes.

As aulas serão orientadas pela bailarina e coreógrafa Marcela Giesche, fundadora do Lake Studios Berlin, um centro de investigação e de residências em dança contemporânea de Berlim. No dia 20, às 9h30, tem lugar a masterclass dirigida aos professores do Estúdio 13 e no dia 24 haverá uma aula dirigida a alunos de dança, mas também aberta a todas as pessoas interessadas que, para participarem, têm apenas de efetuar inscrição(gratuita) através do email estudio13.geral@gmail.com.

Desde 4 de abril que Marcela Giescheestá na ilha Terceira a promover uma residência artística, explorando os métodos pedagógicos do ensino de dança.Marcela, que tem raízes açorianas, tem estado a trabalhar diariamente na Academia de Artes e da Juventude da Terceira, na Praia da Vitória, focada em métodos pedagógicos e a montar, também, o plano de treinos para a plataforma MOOT,que foi gravado sexta-feira passada.

Para além de aulas abertas, que aconteceram na Casa do Sal, em Angra do Herorísmo, esta profissional tem, também, realizado um trabalho de interação com diferentes espaços, explorando a Natureza da ilha Terceira, de forma a contribuir como inspiração para o trabalho artístico que está a ser desenvolvido.

Proporcionar condições para a discussão e investigação sobre métodos de formação e de processos criativos; partilhar experiências e trabalhar com a comunidade e artistas locais; documentar um plano de treino de dança e movimento a ser integrado na plataforma MOOT; e realizar um trabalho de prospecção de possíveis locais nas ilhas para a implementação de um centro de residências artísticas são alguns dos objetivos deste programa de residências.

Criada, em 2018, pela bailarina e coreógrafa Vanessa Canto e pelo gestor de Saúde Gustavo Neves Lima, ambos terceirenses, a plataforma MOOT consiste numa solução digital de apoio à formação e saúde de bailarinos e praticantes de modalidades associadas ao movimento, e é uma das startups instaladas no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

O projeto DERIVA tem como parceiros o Lake Studios, de Berlim, a Academia de Artes e da Juventude da Terceira, gerida pelo Município da Praia da Vitória, o Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas, o TERINOV e a Oficina D’Angra do Heroísmo (Casa do Sal).

O Archipel.eu é um projeto-piloto que visa oferecer oportunidades de financiamento a artistas e organizações culturais das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e dos Países e Territórios Ultramarinos (RUPs).Cofinanciado pela União Europeia, este programa resulta de um consórcio de três parceiros, nomeadamente o Institut Français, a Associação de Países e Territórios Ultramarinos (OCTA) e a Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA).

PUB