O Presidente da Câmara Municipal da Horta recebeu, nos Paços do Concelho, representantes da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

Na reunião, em que foi endereçado o convite ao Município da Horta para aderir à associação, o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou “as qualidades enoturísticasda ilha do Faial que, aliadas à gastronomia tradicional, às paisagens, belezas naturais e ao seu património, constituem fatores de atração para satisfazer o visitante”.

“A escolha de um destino turístico é cada vez mais exigente. Quem procura o Faial, não procura apenas para visitar o local, mas também pela busca de uma grande diversidade de experiências e sensações”, afirmou o autarca, reconhecendo o potencial do setor do vinho.

Sendointemporal a produção vitivinícolana ilha do Faial, noutros tempos mais associada ao contexto familiar, Carlos Ferreira lembrou que os solos ímpares e repletos de história, marcados por catástrofes naturais, como a erupção do Vulcão dos Capelinhos, conferem importância àsproduções de vinho na ilha do Faial, em especial nas freguesias da Praia do Norte e Capelo.

A audiência com a AMPV realizou-se no âmbito do “Saborea – O Faial à Volta da Mesa”, que decorreu na cidade da Horta de 27 de março a 1 de abril. Um evento promovido pela Câmara Municipal da Horta, que reuniu história, tradição e património ligados à gastronomia, através da realização de diversas atividades, como painéis temáticos, provas de vinhos, conversas com chefs e outros profissionais de reconhecido prestígio.

Assim, a par da Madalena e Praia da Vitória, a Horta pode vir a integrar a associação, que tem atualmente119 municípios associados,e que tem como missões promover a vinha e o vinho, as tradições e a cultura, através de diversas iniciativas de cariz nacional, como a atribuição do papel de destaque a um Município com a definição de “Cidade do Vinho”, mas também internacional, com a adesão e apresentação de candidaturas à “Cidade Europeia do Vinho”.

Paços do Concelho da Horta, 10 de abril de 2023

PUB