O Governo dos Açores celebrou um protocolo de cooperação com o Organização Internacional do Trabalho para Portugal (OIT-Lisboa) visando aprofundar a colaboração entre as duas instituições, foi hoje anunciado pelo executivo açoriano.

Assinado pela secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e pela diretora da OIT-Lisboa, Mafalda de Oliveira Troncho, o protoloco visa “aprofundar a colaboração entre as duas instituições nos domínios de interesse comum, designadamente no âmbito do trabalho, emprego e qualificação profissional”.

Citada em nota de imprensa do executivo açoriano, Maria João Carreiro refere que “esta cooperação vai enriquecer a atuação, quer do XIII Governo dos Açores, quer da própria OIT-Lisboa na promoção do diálogo em torno da Agenda do Trabalho Digno, atentas as competências próprias”.

A governante ressalva que “os princípios estruturantes da OIT assumem expressão no programa laboral da região, nomeadamente através do diálogo social e tripartismo que, em última instância, concorrem para o trabalho digno na sua dimensão social, designadamente na melhoria das condições de trabalho e a conciliação entre a vida familiar e laboral”.

O protocolo de cooperação vai permitir, por exemplo, a realização e/ou organização conjunta de estudos ou de iniciativas e eventos que “visam a reflexão, o debate e a informação da sociedade ou a colaboração recíproca em artigos/publicações de cada instituição”.

PUB