O serviço de urgência do Centro de Saúde de São Roque do Pico está mais uma vez encerrado por falta de médicos. Esta é mais uma demonstração de que a política de atração e fixação de médicos implementada por este governo está a falhar.

O incumprimento reiterado das responsabilidades da empresa privada contratada pela Região para garantir a presença de médicos para assegurar o funcionamento do deste serviço de urgência tem que ter consequências: o governo tem que tomar as medidas necessárias para assegurar que este problema não volta a acontecer.

O Bloco de Esquerda já tinha alertado o Governo – através de um requerimento – para os sucessivos incumprimentos por parte da empresa contratada pela Unidade de Saúde da Ilha do Pico para assegurar o funcionamento do serviço de urgência do Centro de Saúde de São Roque, quer durante o ano de 2022, quer já no início deste ano.

Agora, a população de São Roque do Pico volta a ficar temporariamente impedida de recorrer ao serviço de urgência por falta de médicos, e mais uma vez, a população soube do encerramento apenas através de um aviso colocado na porta do Centro de Saúde.

O aviso afixado na porta refere que “o Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde de S. Roque do Pico não dispõe de médico das 20h00 do dua 04/04/2023 às 20h00 do dia 05/04/2023” e encaminha as pessoas para o Centro de Saúde da Madalena.

É importante ter em conta que o Pico não tem hospital, e sendo uma ilha muito extensa, com grandes distâncias entre concelhos, é fundamental garantir o funcionamento de serviços de urgência em permanência na Madalena, nas Lajes e em São Roque, para assegurar a segurança da população.

PUB