Os serviços municipais, com o acompanhamento de uma arquiteta paisagista, concluíram, ontem, o transplante de três palmeiras do Largo Cónego Silva Reis, na freguesia da Praia do Almoxarife, para a zona verde que ladeia a Rua Nova do Carmo, na freguesia da Matriz.

O Vereador da Câmara Municipal da Horta, Eduardo Pereira, explicou que, por solicitação da Paróquia e Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife, a atual estrutura verde está a ser reorganizada no sentido de serem plantadas árvores e arbustos, que se pretende que sejam de menor porte. O responsável pelo pelouro do ambiente realçou ainda que a requalificação da zona balnear da Praia do Almoxarife e a sua envolvente, que brevemente será lançada à auscultação pública, também abrangerá esta zona.

“A preocupação constante da Câmara Municipal da Horta com a manutenção e melhoria dos espaços verdes e jardins municipais reflete-se, com grande evidência, na atividade diária dos nossos serviços”, afirmou o autarca, indicando que um dos exemplos é a renovação arbórea do Parque da Alagoa (Parque Vitorino Nemésio).

“Na sequência de um freixo partido foi plantado um jacarandá; com a seca de um castanheiro foi plantada uma palmeira, transplantada da obra da Frente Mar; e mais recentemente foi abatido um chorão, que se encontrava em elevado estado de degradação, tendo o Município plantado um carvalho”.

O Vereador Eduardo Pereira adiantou também que existem ainda dois cepos de árvores (com alguns anos) que serão retirados no Parque da Alagoa, sendo plantadas mais duas árvores, afirmando que “o aumento criterioso do número de árvores é uma obrigação constante que também norteia a nossa atividade”.

Para o autarca, no entender da Câmara Municipal da Horta, “a sustentabilidade exige o respeito pelo meio ambiente, sendo que o desenvolvimento da melhoria dos ecossistemas permite o aumento da qualidade de vida e resiliência humana”, concluiu.