O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, reuniu-se na terça-feira com o Presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, para abordar as estratégias local e regional de habitação.

“Reunimos com o Presidente da Câmara de Velas para falarmos sobre a estratégia local e regional de habitação. Temos de articular Governo e autarquias para maximizar os apoios e melhor servir as populações”, justificou.

No final do encontro, Artur Lima adiantou que estiveram a “ver as casas que o Governo e a autarquia têm” para, em colaboração, se proceder à “reabilitação das que forem necessárias”.

Artur Lima manifestou total “disponibilidade” para uma cooperação profícua com o poder local, particularmente na questão da habitação.

“Demonstrei toda a disponibilidade do Governo para colaborar com o poder local para melhor reabilitarmos o nosso património, melhor alojarmos as pessoas e resolvermos um problema que é a falta de habitação”, sublinhou.

“Encontrámos uma região depauperada nesta matéria”, vincou.

O responsável pela área da habitação na Região realçou, por fim, que a reunião teve também como propósito a assinatura de uma alteração ao contrato ARAAL referente ao Loteamento dos Casteletes.

“O loteamento dos Casteletes ficará, muito em breve, pronto”, avançou.

Em 2022, a Vice-Presidência do Governo Regional celebrou com o Município de Velas um contrato ARAAL, com vista à construção de um muro de suporte e melhoramento das acessibilidades e dos espaços públicos no loteamento dos Casteletes, na Freguesia da Urzelina, no montante de 280 mil euros.

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Governo dos Açores prevê construir quatro novas habitações neste loteamento, estando também em curso a renovação de seis imóveis, propriedade da Região, sendo dois na Calheta e quatro nas Velas.