Reitor da Universidade dos Açores recebe Presidente da Câmara Municipal da Horta

O presidente da Câmara Municipal da Horta esteve reunido terça-feira com o Reitor da Universidade dos Açores. Durante esta reunião o autarca faialense manifestou a sua preocupação face ao encerramento do IMAR na Horta.

“São mais de 80 recursos humanos que estão à beira de uma situação de desemprego e isso preocupa-nos porque é imprescindível para o futuro que projetamos para o Faial que não se percam profissionais na área do mar”, afirmou José Leonardo Silva à saída da reunião, defendendo ainda mais e melhor investigação na ilha do Faial.

O edil transmitiu ainda ao Reitor a intenção dos investigadores serem recebidos por ele, no sentido de encontrar um consenso que seja benéfico para ambas as partes. “Importa chegar a um consenso para que o Faial não perca recursos humanos nesta área”, salientou.

Outra questão abordada durante este encontro prendeu-se com o facto de há já quase 40 anos não se verificar a entrada de recursos humanos no pólo universitário do Faial. Neste campo, José Leonardo Silva defendeu a introdução do ensino académico no Faial com cursos na área das Ciências do Mar, “foi com agrado que verificamos que é intenção da reitoria avançar neste sentido pelo que a CMH, que quer ser parte da solução, pretende celebrar um protocolo com a Universidade, no sentido de atribuir bolsas de estudo a mestrados nas áreas do mar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.