Navio Viana do Castelo transporta material de combate à poluição para a Madalena do Pico

No quadro do apoio da Marinha à Autoridade Marítima Nacional e tendo em vista o aproveitamento de sinergias e o reforço do dispositivo de combate à poluição no porto da Madalena, o NRP Viana do Castelo, em missão na Região Autónoma dos Açores, efetuou a projeção de meios de combate à poluição da base logística do Departamento Marítimo dos Açores, situado em Ponta Delgada para o porto de S. Roque do Pico.

Após terminado o resgate dos passageiros do navio Mestre Simão, o navio patrulha oceânico dirigiu-se à máxima velocidade para o porto de Ponta Delgada embarcando material e equipamentos necessários para as operações de combate à poluição no porto da Madalena, na Ilha do Pico. Após o embarque dos meios de combate à poluição, que decorreu de forma célere e em segurança, o navio largou com destino ao porto de S. Roque do Pico atracando pelas 0800.

Para o reforço na intervenção no combate à poluição é de salientar o transporte de barreiras de contenção, tanques de armazenamento e recuperadores.

O desembarque de todo o material e equipamentos contou ainda com a importante colaboração da Portos dos Açores, na movimentação de material de bordo para terra.

Posteriormente, o navio largou do porto de S. Roque do Pico navegando em direção ao porto da Horta, onde permanece em stand-by para reforçar as operações com meios humanos e materiais.

Notícias relacionadas