Grupo Folclórico da Relva lança livro “Memórias Fotográficas”

O Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, vai no próximo domingo dia 17 pelas 17 horas lançar um livro intitulado de “MEMÓRIAS FOTOGRÁFIAS”, trabalho coordenado por Adélio Amaro, onde estarão presentes os componentes atuais e os que desta coletividade já fizeram parte, entidades oficiais da freguesia, do concelho e da Região.

Do programa consta o próprio lançamento do livro, seguindo-se um coktail para os presentes.

Recorde-se que o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é detentor de um palmarés recheado de participações onde ao longo dos seus quarenta e um anos de existência tem representado a Freguesia, o concelho de Ponta Delgada, a Região e mesmo o país em Festivais Internacionais de Folclore em diversos países como Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha e França, incluíndo uma presença no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Em Portugal, a participação em diversos Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore desde os Açores, Madeira e de norte a sul de Portugal Continental.

Fez uma recolha exaustiva dos trajes tradicionais da Ilha de São Miguel, dos quais é fiel depositário e os usa nas suas atuações, bem como o recuperar do “Cantar às Estrelas” na Freguesia da Relva.

A participação em vários programas de televisão na RTP onde marcou presença por seis vezes e em vários canais de televisão no Brasil aquando da digressão que efetuou aquele país.

Também o Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, que organiza em conjunto com a Junta de Freguesia da Relva, que já contou com Grupos da Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Colombia, Eslováquia, Espanha, Estádos Unidos, Estónia, Itália, Letónia, Polónia, República Checa, e Venezuela, é um evento bem conceituado a nível nacional e internacional.

É de salientar que o Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico é o maior do género realizado na Ilha de São Miguel e um dos maiores dos Açores, decorre na Ilha de São Miguel durante mais de uma semana, com atuações dos Grupos vindos do exterior em diversas localidades e o espetáculo de gala no primeiro sábado de agosto na Freguesia da Relva.

O Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva é também membro efetivo da Federação do Folclore Português, do CIOFF e CCD do INATEL, ao longo da sua história tem contribuido para a preservação e divulgação do folclore e etnografia dos Açores, especificamente da Ilha de São Miguel.