Exposição dos trabalhos do “Natal Ecológico” patente no relvado do Açor Arena até 6 de Janeiro

A inauguração da exposição dos trabalhos do projeto Natal Ecológico, promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, teve lugar na quarta-feira, 13 de dezembro – ocasião em que as instituições envolvidas receberam os respetivos diplomas de participação – ficando patente no relvado do pavilhão multiusos Açor Arena, até ao dia 6 de janeiro.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Rodrigues, explicou que, nesta época festiva, a Autarquia, juntamente com as escolas e instituições do concelho, leva a cabo o “Natal Ecológico”, de modo a transmitir uma mensagem de reutilização dos materiais utilizados ao longo do ano.

“As crianças e jovens destas instituições já se foram habituando a ir guardando os materiais para reutilizar e, hoje, esta reutilização é feita sob a forma de artefactos natalícios”, referiu.

Todos os anos tem sido definido um motivo diferente e este ano incidiu na reutilização de plásticos.

Para Ricardo Rodrigues, numa época em que o papel e o cartão são muito utilizados e sobram em abundância, por via dos presentes que se oferecem, “é importante alertar para a reutilização e reciclagem, é uma mensagem que queremos passar e que traz vantagens na educação e formação dos nossos jovens”.

Participaram no projeto sete entidades, nomeadamente, a Escola Profissional de Vila Franca do Campo, a Escola EB/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo; bem como o CDIJ Mosaico, o CDIJ Pedra Segura, o CATL de Água d’Alto e o Agrupamento CNE 436 de Vila Franca do Campo.

Antes do momento da entrega dos diplomas, houve lugar a uma ação de sensibilização promovida pelo Parque Natural da Ilha de São Miguel, sobre o encaminhamento dos resíduos, sob responsabilidade da técnica de Educação Ambiental, Carolina Alves e da assistente operacional, Joana Borges.

Os objetivos deste projeto são a promoção dos trabalhos realizados pelas instituições do Concelho, alertar para a importância da reciclagem e da poupança dos recursos naturais, bem como para a importância da recolha seletiva dos materiais, proporcionando-se em simultâneo a toda a população um Natal com uma decoração mais ecológica.

Recorde-se que, aliadas a este projeto, durante a quadra natalícia estão a ser lançadas, diariamente, dicas sobre como ter um Natal mais ecológico, na página da Autarquia na rede social Facebook.

Notícias relacionadas