Encontros REDA abordam “O Cinema na Escola”

A Direção Regional da Educação (DRE) promove, a 20 de janeiro, pelas 14h30, em Angra do Heroísmo, a realização do Encontro REDA #7, dedicado ao tema “O Cinema na Escola”.

Este evento, que terá lugar no auditório do Instituto Açoriano de Cultura, em coorganização com o Cineclube da Ilha Terceira (CCIT), insere-se no âmbito dos Encontros REDA que a DRE vem desenvolvendo no arquipélago desde o ano letivo de 2016/2017.

Com este encontro pretende-se promover o Plano Nacional de Cinema para que seja implementado nas escolas, dando a conhecer os seus fundamentos e algumas formas de abordagem e de exploração dos filmes que dele fazem parte.

Neste sentido, serão apresentados exemplos de implementações já em curso na Terceira e em Amarante, como forma de inspiração para projetos futuros nas escolas dos Açores, merecendo destaque o papel do CCIT como parceiro ativo na dinamização do Plano Nacional de Cinema no seio das comunidades educativas.

Este encontro terá como oradores Elsa Mendes, Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema, Elsa Cerqueira, docente na Escola Secundária de Amarante e Vice-Presidente do Cineclube de Amarante, e Carlos Bessa, docente na EBI da Praia da Vitória e membro da Direção do CCIT.

A DRE, reconhecendo a relevância do desenvolvimento das literacias científica e digital, propôs-se, através da equipa REDA, a promover a realização destes encontros, procurando desta forma contribuir para a formação não só de professores e alunos, mas também da sociedade em geral.

A plataforma REDA (Recursos Educativos Digitais Abertos) tem vindo a dedicar-se não só à partilha e disponibilização de conteúdos educativos de qualidade, à disseminação de boas práticas, de projetos inovadores, bem como à divulgação e criação de recursos educativos, dando, assim, um passo em direção ao desenvolvimento das competências do séc. XXI, nomeadamente com a introdução progressiva de tecnologias na sala de aula.